Servidores da DRE de Palmas realizam revisão de processo autoavaliativo para Educadores do Brasil.

A revisão dos resultados da autoavaliação será realizada durante todo o dia pelos servidores da DRE de Palmas. Foto: Manoel Lima
A revisão dos resultados da autoavaliação será realizada durante todo o dia pelos servidores da DRE de Palmas. Foto: Manoel Lima

Após o processo de autoavaliação realizado a partir do último dia (14), a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Palmas irá fazer, nesta quarta-feira, 19, a revisão dos resultados adquiridos na data considerada como o Dia “D” da Mobilização. O marco, estabelecido no Tocantins, faz parte das ações voltadas para a Iniciativa Educadores do Brasil, uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

De acordo com a diretora Regional de Educação de Palmas, Mara de Fátima Bassan Bayer, durante toda esta quarta-feira, os servidores da DRE ficarão reunidos fazendo a revisão dos resultados elencados durante o processo autoavaliativo. “No dia 14, nós mobilizamos todos os servidores da Diretoria e, agora, vamos revisar os resultados para podermos enviar para a organização da Iniciativa”, disse.

A diretora ressaltou que o processo de autoavaliação realizado na Regional de Palmas foi permeado nas quatro dimensões estabelecidas pela coordenação do Prêmio Gestão Escolar (PGE). “Nós realizamos um planejamento estratégico participativo. Desta forma, vamos revisar a autoavaliação dentro das quatro dimensões do PGE”, explicou.

Segundo o site do prêmio, as quatro dimensões a serem levadas em conta no durante o processo de autoavaliação são a Gestão Pedagógica: análise de resultados educacionais; a Gestão pedagógica: planejamento de ações pedagógicas; a Gestão participativa: processos coletivos de decisões e ações e a Gestão de Infraestrutura: administração de serviços e recursos.

Educadores do Brasil

A Iniciativa Educadores do Brasil é uma ação com foco na meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata da valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, e também na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão entre todas as escolas do Brasil.

Educadores do Brasil une o Prêmio Gestão Escolar (PGE), que reconhece boas práticas realizadas pelas escolas públicas brasileiras, e o Prêmio Professores do Brasil, voltado para a figura do educador que desenvolve maneiras diferenciadas de educar. Além disso, em 2015, o Governo do Tocantins está realizando uma premiação própria, chamada Prêmio Escola Comunitária, para valorizar ações e atividades que fortaleçam o sistema de ensino e aprendizagem no mais novo Estado da Nação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *