A decisão do Conselho será encaminhada ao Governo do Estado para que o governador faça a expedição do ato.
“Gurupi é o principal polo de ensino superior na região sul e a Unirg tem contribuído muito para formar profissionais em diversas áreas, e também inúmeros pesquisadores. O fortalecimento desta instituição de ensino representa crescimento para toda a região. Vamos trabalhar com a máxima agilidade para concretizar esta transformação”, destacou Mauro Carlesse.
Todos os procedimentos necessários para que a instituição fosse transformada em universidade foram adotados. Ainda no início do mês de julho, uma equipe técnica do Conselho Estadual visitou o Centro Universitário para avaliar a viabilidade, tendo em vista o cumprimento de critérios baseados em gestão, planejamento, formação, estrutura física e laboratórios.
Com a transformação em universidade, a Unirg passará a gozar do mesmo status de outras instituições, como a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universaidade Estadual do Tocantins (Unitins), conquistando mais autonomia em termos de pesquisa e na extensão, dentre outros benefícios.