As novas regras para o seguro-desemprego já estão em vigor no país. E apesar de precisar ser votada no Congresso Nacional, que tem até o dia dois de abril para confirmar as alterações na lei. Agora o trabalhador demitido, que for receber o benefício pela primeira vez vai ter que comprovar que ficou no emprego pelo menos um ano e meio.
Pela nova regra os que foram demitidos até o dia 27 de fevereiro estão protegidos pelas regras antigas. Já os demitidos depois desta data, não irão ter facilidade em receber o benefício, pela regra antiga, pois, o que vale é a data da demissão, registrada na carteira, e não o dia em que a pessoa faz o pedido do benefício.
Antes o trabalhador tinha direito ao seguro-desemprego depois de seis meses com a carteira assinada. Mas agora, para dar entrada, pela primeira vez, é preciso que ele tenha trabalhado pelo menos 18 meses. Já na segunda vez o prazo mínimo cai para 12 meses, e na terceira vez, para seis meses.
O trabalhador continua tendo direito a receber de três a cinco parcelas. A quantidade vai depender do tempo de carteira assinada e também do numero de vezes que ele conseguiu retirar o benefício.