VIGILANTES DA REDE ESTADUAL PASSAM POR CURSO DE FORMAÇÃO COM SSP E PM.

Foto: Divulgação/Seduc
Foto: Divulgação/Seduc

Cerca de 115 vigilantes de escolas estaduais dos 14 municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação de Paraíso participam durante toda esta quarta-feira, 22, do Curso de Noções de Segurança Pública e Combate ao Uso de Drogas nas unidades Escolares. A formação, que está sendo realizada no Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Segurança Pública (SSP), e Polícia Militar.

Diretor Regional de Ensino de Paraíso, Neivon Bezerra contou que o curso está sendo a primeira de muitas atividades para a melhoria do trabalho dos guardas que atuam nas instituições de ensino. “Nós pensamos este momento em conjunto para orientarmos nossos vigilantes, porque queremos inseri-los no contexto educacional. Se eles tiverem conhecimento de como proceder, poderão deixar a escola um local mais seguro para o aluno”, disse.

De acordo com Neivon, a iniciativa vai de encontro às políticas públicas que vêm sendo implantadas pelo Governo do Estado. “Estamos chamando a responsabilidade de todos para que a gente possa realmente promover uma educação integral e humanizada e isso só se faz com a participação de todos”, ponderou.

Durante o curso os vigilantes foram orientados no sentido de melhor atuar no atendimento das demandas das unidades escolares em que estão lotados. A primeira palestra foi ministrada pelo delegado de Polícia Civil e atual diretor da Academia de Polícia, Alberto Cavalcante. “Primeiramente nós trouxemos para eles o contexto do que é Segurança Pública, da atuação dos diversos órgãos e do papel deles como agentes de segurança que os são, para que eles possam se sentir atores do processo do sistema e não simplesmente uma pessoa que fica ali apenas abrindo e fechando portão”, contou.

Para o delegado Regional da Polícia Civil de Paraíso do Tocantins, José Antônio da Silva, a Segurança Pública deve ser feita preventivamente. “Nossa ideia inicial é que possamos atuar com palestras nas escolas, para toda comunidade escolar como estudantes e professores e começamos com vigilantes que de certa forma estão colocados para cuidar da segurança. Eles são peças importantíssimas na segurança escolar”, enfatizou.

O vigilante, Antônio Luiz, foi um dos participantes do curso e destacou a importância de se participar de uma formação profissional. Para ele, todo o aprendizado adquirido durante o curso com a Polícia Civil será bem aproveitado pelos vigilantes das escolas. “Cada coisa que a gente vai aprendendo vai melhorando o nosso trabalho. Eu não sabia até que ponto agir em determinadas ocorrências agora eu sei”, disse. (Seduc)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *